terça-feira, 25 de agosto de 2009

REVISTA CLICK NORDESTE








Guiga Ferreira brilha no Zorra Total
Humorista piauiense faz sucesso em horário nobre na Rede Globo de Televisão

Por Péricles Mendel
Fotos: Cícero Cardoso

O Theatro 4 de Setembro (local escolhido pela produção da CLICK Nordeste para esta entrevista) é um lugar bastante familiar para o humorista piauiense Guiga Ferreira, que este ano completa 10 anos de carreira. Desde criança, Guiga, que tem como formação o curso de Direito e que chegou a servir o Exército e a exercer a profissão de policial civil por três anos, sabia que tinha vocação para o humor.

O que ele também sabia é que exercer a profissão de artista não seria nada fácil. “Tinha que justificar que não era preguiçoso, passei no vestibular para Direito, entrei no Exército e passei em concurso da Polícia Civil. Tudo isso para cumprir minha função com meus pais”, revela.

A primeira grande dificuldade em sua vida foi quando decidiu abandonar tudo para seguir a carreira nos palcos por conta da resistência de alguns familiares em relação à sua escolha. “Quando pedi demissão do emprego, já fazia shows em encontros de jovens na Igreja”, comenta o humorista, que aos 21 anos foi o vencedor do Prêmio Revelação do Salão Internacional de Humor do Piauí.

Em seguida, começou a fazer shows na Sala Torquato Neto ao lado do humorista Octávio César, com quem encenou, durante meses, o show Humor em Dose Dupla. “Foi um período muito bom em minha vida. Aprendi muito com o Octávio César”, lembra Guiga, cujo sonho, desde a primeira vez que pisou no palco, era trabalhar na Rede Globo de Televisão.

Para realizar esse sonho, o humorista lembra que fazia de tudo, inclusive ficar na cola dos artistas nacionais que se apresentavam na capital piauiense, na tentativa de fazer amizade para quando fosse morar no eixo Rio/São Paulo. Parte desse sonho começou a se realizar ainda no ano de 2001, quando foi participar do Rock in Rio, e no sábado do evento enrolou seus amigos e decidiu ir para uma apresentação do ator e comediante Jorge Dória ao invés de ir ao festival.

Após o show, teve a oportunidade de falar pessoalmente com o ídolo, que se tornou seu padrinho em sua carreira e também foi o responsável e um dos maiores incentivadores de sua ida ao circuito Rio-São Paulo. Através dessa amizade, Guiga conheceu o diretor do humorístico Zorra Total, Maurício Sherman. “São duas pessoas a quem devo tudo em minha vida”, diz.

Aos 31 anos de idade, Guiga Ferreira vive seu melhor momento profissional. Além de integrar, há quase um ano e meio, o casting de humoristas da Rede Globo, interpretando o personagem Saracura no programa Zorra Total, exibido com sucesso para o Brasil inteiro e para o exterior, ele está em turnê pelo Brasil com o espetáculo de nome homônimo ao personagem. "O Saracura é um estabanado nordestino da ‘Biroska’ da Lucreide, que interpreto em conjunto com a atriz Fabiana Karla", destaca.
Guiga ainda participa dos especiais do programa, mas acentua que, entre todos os personagens que fez, o Saracura é tão importante que "originou o seu mais novo show de humor - "Rir Sara e Cura", que ele também considera o melhor de sua carreira. Nele, além de Saracura, que tem maior destaque no show, o espetáculo mostra ao público a versatilidade que Guiga possui como humorista ao interpretar os mais diversos personagens como o velho sertanejo Galeno - Um matuto que saiu do interior do Nordeste, levado pelas informações sobre a vida na cidade de São Paulo.

Mesmo tendo realizado o seu sonho de ter fama nacional ao trabalhar na Rede Globo de Televisão, o humorista piauiense espera agora realizar um outro sonho: o de ser reconhecido pelo público de sua terra natal. “A única coisa que me deixaria mais feliz neste momento seria me tornar referência e motivo de orgulho para meu pai aí no Piauí, já que já faço isso a nível nacional”, finaliza.
MATÉRIA ENVIADA PELO JONALISTA YURI MORAES DE CARVALHO

Um comentário: