domingo, 16 de agosto de 2009

JORGE DÓRIA











Amigos e amantes de Blog como eu, neste artigo vou contar um pouco da vida de um artista que cruzou meu caminho e transformou meu sonho em possibilidade real, lembro que nosso encontro se deu em um fim de tarde de 2001, na cidade do Rio de Janeiro, naquele dia eu tentava mais uma vez me fazer conhecer no eixo Rio – São Paulo, de lá pra cá tudo que parecia muito longe se aproximou e hoje eu estou como um aluno aplicado no meio dos mestres da comédia nacional, o meu anjo se chama Jorge Dória. Vamos embarcar juntos a partir de agora na historia desse fabuloso homem e inesquecível artista. Nascido Jorge Pires Ferreira, na cidade do Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1920, mas de origem Piauiense, Filho de militar, estreou no teatro em 1942 e no cinema em 1948 com o filme "Mãe". Iniciou sua carreira na televisão em 1970, atuando em uma novela da TV Rio, "E Nós Aonde Vamos?", nesse periodo já era um ator consagrado no cinema e no teatro.Atuou nas peças "A Gaiola das Loucas" (seu maior sucesso como protagonista no teatro brasileiro), "O Avarento", "Escola de Mulheres", "A Presidenta", "A Morte do Caixeiro Viajante", entre outras.No cinema foi também roteirista, além de ator premiado em filmes como "Maior que o Ódio", "O Assalto ao Trem Pagador", "O Beijo", "Minha Namorada", "Bonga, o Vagabundo", "Como é Boa a Nossa Empregada", "A Dama do Lotação" e "Perdoa-me por me Traíres".
A partir da sua criação de Lineu na primeira versão de "A Grande Família" em 1972, Dória se tornou uma presença constante nas novelas e nos programas de humor da TV, em 1989 deu vida a um personagem que roubou a cena do País com seu bordão “Senta aqui no colinho do papai Vanolli” na novela “Que Rei sou Eu?”. Em 1999 junto com o diretor Mauricio Sherman cria o Maurição pai de um garoto pra lá de estranho no humoristico "Zorra Total" da Rede Globo, onde mais uma vez imortalizou um bordão “Onde foi que eu Errei”. Atualmente encontra-se afastado da televisão em função de graves problemas de saúde. Eu que tanto devo a você meu amigo, meu guru, meu pai artistico e o Brasil dizemos MUITO OBRIGADO por tanto riso que você nos trouxe nessa linda carreira.
"É preciso muito talento e conteúdo para tentar um dia ser um Jorge Doria.Grande personalidade do humor e da humanidade"(TOM CAVALCANTE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário